Jornalismo ambiental: características e interfaces de um campo em construção

Autores: Juliana Sampaio Pedroso de Holanda; Pietari Kääpä; Luciana Miranda Costa. Baixe aqui Resumo Este artigo apresenta uma compilação com alguns dos principais autores que se debruçaram sobre o jornalismo ambiental, especialmente entre 2010 e 2020. Partimos da ótica e da experiência de outros países para percebermos as transformações que Leia mais…

DISSERTAÇÃO DE PESQUISADORA DO GRUPO PRESERV-AÇÃO É VENCEDORA DE PRÊMIO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Baixe aqui a dissertação! A dissertação da discente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Clarissa da Silva Rayol, intitulada “O aplicativo Alerta Clima Indígena: digitalização das Terras Indígenas à luz da Ecologia da Comunicação”, foi a grande vencedora, na categoria Leia mais…

Preferência Nacional: o café midiático do agronegócio na Rede Globo

Autoras: Luciana Miranda Costa; Marilia Reinato Carrera; Anathalia Maia da Silva Bezerra; Marcia Souza Mendonça; Lívia Emanuely Gomes de Souza Baixe aqui Resumo: O café já se popularizou no país como a bebida preferida dos brasileiros. Já se vão trezentos anos desde sua chegada, inaugurando uma produção e consumo imbatíveis, Leia mais…

A Sede do Agronegócio: a água que virou Agro na campanha da Rede Globo

Autoras: Luciana Miranda Costa; Juliana de Oliveira Vicentini; Anathalia Maia da Silva Bezerra; Carolina Dietrich Baixe aqui Resumo: Este artigo analisa a relação entre mídia, agronegócio e água por meio da campanha institucional “Agro: a indústria riqueza do Brasil”, que começou a ser veiculada a partir de junho de 2016 Leia mais…

Silenciamento midiático socioambiental – uma análise crítica de jornais impressos (nacional e local) sobre a soja na bacia do Alto Xingu – MT

Autora: Juliana de Oliveira Vicentini Baixe aqui Resumo: O objetivo da tese é verificar se os jornais impressos Folha de São Paulo e Conexão Xingu Araguaia promovem (ou não) a pluralidade da informação socioambiental no Brasil. O foco é o espaço geográfico do Alto Xingu, no que se refere aos Leia mais…

Porta-vozes do agronegócio: uma análise crítica das fontes de notícias sobre a soja na Folha de São Paulo

Autora: Juliana de Oliveira Vicentini Baixe aqui Resumo: A Folha de S.Paulo é um dos maiores jornais impressos brasileiros. Diante da relevância econômica do agronegócio no Brasil, o foco reside nas noticias sobre o tema publicadas por esse enunciador no primeiro semestre de 2015. O objetivo geral é investigar criticamente, Leia mais…

VELHOS POSSEIROS E NOVOS INVASORES: a dinâmica discursiva dos conflitos agrários no Pará

Autora: Luciana Miranda Costa Baixe aqui Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar as relações sociais dos agentes envolvidos em uma situação de conflito agrário em Eldorado do Carajás, durante um período de dez anos (1986-1996). Buscou-se avaliar nesta rede de relações sociais, na qual as forças no campo político Leia mais…

A parcialidade explicitada: uma análise da cobertura do jornal Diário do Pará sobre o agronegócio “verde” na Amazônia

Autores: Luciana Miranda Costa; José Augusto Rodrigues da Silva Baixe aqui Resumo: Este artigo tem como objetivo principal, analisar o tratamento editorial concedido pelo jornal Diário do Pará, maior jornal de circulação no Estado, às reportagens referentes à temática do agronegócio associado à noção de desenvolvimento sustentável. Partiu-se de um Leia mais…