Jornalismo ambiental: características e interfaces de um campo em construção

Autores: Juliana Sampaio Pedroso de Holanda, Pietari Kääpä, Luciana Miranda Costa Resumo: Este artigo apresenta uma compilação com alguns dos principais autores que se debruçaram sobre o jornalismo ambiental, especialmente entre 2010 e 2020. Partimos da ótica e da experiência de outros países para percebermos as transformações que esse campo Leia mais…

MOBILIDADE URBANA E DEMOCRACIA DELIBERATIVA: A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DA CIDADE DE SÃO PAULO/SP

Autores: Carolina de Albuquerque, Juliana de Oliveira Vicentini, Renata Miranda Lima Resumo: Esta pesquisa estuda o direito de ir e vir, as dificuldades de locomoção e os espaços deliberativos como instrumento de melhoria da Mobilidade. A partir do conceito de Mobilidade Urbana apresentamos um panorama do acirramento dos problemas de Leia mais…

O Discurso Desenvolvimentista sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Contexto do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC)

Autores: Juliana de Oliveira Vicentini, Carolina de Albuquerque Resumo: O governo é uma importante fonte de informação, e uma das maneiras de o Estado disseminar conteúdos é por meio dos sites oficiais. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é de criação federal e visa a estimular o crescimento do Leia mais…

O Plano Nacional de Contingência para incidentes de poluição por óleo em águas brasileiras na mídia: uma análise do jornal Folha de São Paulo

Autores: Juliana de Oliveira Vicentini, Carolina de Albuquerque, Mariana Secorun Inácio Resumo: Os meios de comunicação de massa possuem papel fundamental para o entendimento das questões socioambientais. Em 2019, o Brasil passou por uma crise em virtude do derramamento de óleo no mar, fato que trouxe à tona a discussão Leia mais…

O Discurso Ambiental que Dá Certo: a Divulgação de Releases pela Assessoria de Imprensa do MPF/RN e a sua Reprodução Fiel pelo Jornalismo Potiguar

Autores: André Wolmer de Melo, Luciana Costa Resumo: A assessoria de imprensa é parte importante das ferramentas de comunicação organizacional. A relação entre assessorias e redações jornalísticas impacta a configuração do discurso informativo e a notícia que chega ao público. Análise quantitativa da cobertura de portais e blogs sobre a Leia mais…

Tempo é dinheiro: o agronegócio e a campanha do Banco do Brasil

Autores: Luciana Miranda Costa, Lucas Aguiar, Marcia Mendonça, Louise Chacon Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar vídeos publicitários veiculados pelo Banco do Brasil (BB) e vinculados à campanha “O maior parceiro do agro de todos os tempos”, que teve início em junho de 2021. Para isso, utilizou-se como metodologia Leia mais…

Passando a boiada: o desmatamento e as queimadas na Amazônia pela Folha de S. Paulo

Autores: Juliana de Oliveira VICENTINI, Luciana Miranda COSTA, Odaléia Telles Marcondes Machado QUEIROZ, Emily SAKURAI Resumo: O objetivo geral deste artigo é realizar um diagnóstico quantitativo sobre a cobertura do jornal Folha de S. Paulo (FSP) a respeito das causas e consequências do desmatamento e queimadas na Amazônia durante a Leia mais…

Representações dos retirantes das secas do Semiárido nordestino

Autores: José Gomes FERREIRA, Anna Lidiane Oliveira PAIVA, Anastácia Brandão de MÉLO Resumo: As mudanças climáticas e as projeções no sentido do seu agravamento no Nordeste aumentam as preocupações quanto às repercussões no meio ambiente, na economia e na vida das comunidades. Entre os impactos sociais mais estudados destacam-se as Leia mais…